Resnha
Desde a grécia antiga já tinhamos referências econômicas. Durante este período já havia moeda metálica ; período onde os pensadores, como Platão (427-347 a.c) e seu discípulo Aristóteles(384-322 a.c) deixaram algumas considerações de ordem econômica. Os clássicos Neste periodo a escola francesa, a fisiocracia, dividiu a sociedade em classes sociais com a preocupação em justificar os rendimentos da classe proprietaria de terra, eles mediam a riqueza de um país por tudo aquilo que era retirado da terra. Neste período temos alguns economistas notáveis como Adam smith, thomas malthus, Jean Baptiste Say,Fréderic Bastiat, James Mill, David Ricardo e John Stuart Mill.
A teoria neoclássica Inicia-se na década de 1870, neste período privilegiam os aspectos microeconômicos da teoria . Neste período analisou-se bastante o comportamento do consumidor e seu desejo de o consumidor maximizar sua utilidade e do produtor em maximizar seu lucro. A teoria neoclássica também é chamada de teoria marginalista.
A teoria Keyneisiana Iniciou-se com a publicação da teoria geral do emprego do juro e da moeda, de John Maynard Keynes, na páscoa em 1936. Esta teoria apontou que as politicas adotadas não funcionava adequadamente e apontou soluções que poderiam tirar o mundo da recessão.
Abordagens alternativas Nesta abordagem notamos os marxstas seguidores de karl marx. E os institucionalistasque tem como grandeexpoentes os americanos Thornstein Veblen e jonh kenneth galbranth.
Desdobramentos recentes Os novos clássicos seguem o monetarismo, os novos keynesianos tem seu maior expoente em james tobin. Os pós keynesianos tem em sua obra um trabalho que explora a obra de keynes. Todo o corpo teórico da economia avançou