ResMast
540 palavras
3 páginas
Universidade Anhembi Morumbi Curso: Arquitetura e Urbanismo
Fundamentos da Arquitetura: Proporção Áurea
São Paulo
2014
Proporção Áurea na Natureza
Observamos a Golden Proportion nas folhas de uma planta. Elas são arranjadas de forma espiral ao longo do galho, não impedindo a luz do sol em nenhuma das folhas. A soma dos dois primeiros passos da espiral, começando do topo é igual ao tamanho do próximo passo, por exemplo, A+B=C, B+C=D, etc
A proporção com que o raio do interior da concha do caramujo conhecido como Náutilus cresce é de 1,618. Descrevendo uma espiral logarítmica.
Galáxias em espiral
Em todo o Universo a Proporção Áurea encontra-se presente, tanto na propagação dos átomos em forma de Espiral de Fibonacci, na refração da luz, nas correntes magnéticas geradas pelos buracos negros e nas formas de muitas Galáxias.
Esta simetria em um primeiro momento parece não ter muito significado, mas na verdade ela está presente como que construindo a beleza harmônica da natureza.
Proporção Áurea na Arquitetura
Catedral de Notre Dame
A proporção áurea pode ser visto no desenho da Catedral de Notre Dame, em Paris. Muratori foi iniciada a construção de Notre Dame para o ano de 1163, o edifício não está completo até que quase 200 anos depois. As fundações foram construídas sobre as de um templo romano de Júpiter, e mostrar alguns exemplos da proporção áurea, mais facilmente visível na fachada ocidental da catedral, e na estrutura global e várias subestruturas.
CN Tower da Toronto
Outro bom exemplo da utilização da proporção áurea na arquitetura e monumentos pode ser visto na CN Tower em Toronto, Canadá. A altura total da Torre, que é a mais alta estrutura autônoma no mundo, é 553,33 metros (1, n/a pés) e a altura da plataforma de observação com o seu restaurante rotativo é de 342 metros n/a , uma razão de 1.617, uma imagem esteticamente agradável.