Resistência dos Materiais Cerâmicos
Cerâmicos
As cerâmicas são substâncias inorgânicas, não-metálicas, constituídas de elementos metálicos e não-metálicos, com propriedades que variam em função de suas ligações químicas.
São geralmente isolantes elétricos, embora possam existir materiais cerâmicos semi-condutores, condutores e até mesmo supercondutores.
Os materiais cerâmicos são geralmente duros e frágeis.
Resistência à compressão
A resistência mecânica à compressão deum material, depende particularmente da furação e formato dos tijolos e blocos. A possibilidade de desenvolver formatos e furações otimizadas nos tijolos cerâmicos (face ao seu processo produtivo: extrusão), permite a melhoria das suas propriedades mecânicas, além de fatores ergonômicos que os blocos de concreto não apresentam (manuseio em obra). A resistência à compressão é uma propriedade importantíssima dos matérias de construção no que diz respeito à estabilidade estrutural das divisórias e envolventes dos edifícios.
Pela análise de resultados obtidos conclui-se que os tijolos cerâmicos tem maior resistência que os seus congéneres em concreto.
Resistência ao fogo
Os materiais de construção devem, pelo menos durante um certo tempo, resistir às temperaturas habituais em incêndios, (os quais são em geral superiores a 600oC), quando projetados para serem usados em locais estratégicos de um edifício.
O tijolo cerâmico pode ser considerado a melhor barreira térmica e ao fogo, em situações de construção civil, no que se refere ao comportamento estrutural em caso de incêndio.
Os materiais cerâmicos de barro vermelho (tijolo, telha) sendo cozidos em geral a temperaturas que rondam os 900oC, se aquecidos a 1.000 a 1.100 oC, terão uma melhoria da sua resistência mecânica e não degradação.
Resistência de pisos
A compra de um piso cerâmico não deve ser norteada somente pela beleza e facilidade de limpeza do mesmo. No entanto, é o que geralmente acontece quando o consumidor entra em uma loja