Resistores
Um transistor pode operar em três regiões distintas: região corte, região ativa e região de saturação. Na região ativa, o transistor é utilizado, com a devida polarização, como amplificador. Nas regiões de corte e saturação, é utilizado como chave, ou seja, serve apenas para comutação, conduzindo ou não. Nesta situação, o transistor é utilizado, principalmente, no campo da eletrônica digital, sendo célula básica de uma série de dispositivos, normalmente agrupados dentro de circuitos integrados resistores fixos.
Estes três tipos de transistores : bipolar tipo NPN, o bipolar tipo PNP e
MOSFET de potência canal N (tipo de enriquecimento ou enhanced) podem funcionar como chave, em todos eles, a corrente flui entre dois dos três terminais do transístor(coletor e emissor), controlada pelo sinal elétrico existente no terceiro(base).
Transistores bipolares
Os transistores bipolares se dividem em dois tipos, NPN e PNP.
Essa diferença, na prática, se reflete na polaridade das ligações, e resulta em que o NPN é "ligado" por um sinal positivo e o PNP é "ligado" por um sinal negativo (aterramento). Na verdade, na ausência de um sinal, ou seja, como o pino de base desconectado do circuito, os dois tipos ficam "desligados", sem conduzir corrente.
O transistor, em muitos aspectos, se comporta como dois diodos justapostos, e uma conseqüência disso é que existe dentro deles a mesma barreira de tensão dos diodos.
Uma vez que a corrente comece a fluir pela base, uma corrente várias vezes maior (dado pelo datasheet)conseguirá fluir entre o emissor e o coletor. o nome ganho (beta) um número bastante instável e varia individualmente entre peças de um mesmo tipo. Felizmente, para usar o transístor como chave liga e desliga, este valor não é crítico. Basta garantir que, quando o sinal é aplicado à base, uma corrente próxima ao máximo admissível flua por este terminal.
O valor desta corrente é determinado por um resistor. Este resistor não