Resistores e diodos
Resistores e Diodos
INTRODUÇÃO
Um resistor (chamado de resistência em alguns casos) é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule), a partir do material empregado.
Os resistores são fabricados basicamente de carbono, podendo apresentar resistência fixa ou variável. Quando os resistores apresentam resistência variável passam a ser chamados de potenciômetros ou reostatos. O valor nominal é alterado ao girar um eixo ou deslizar uma alavanca.
O resistor variável é um resistor cujos valores podem ser ajustados por um movimento mecânico, por exemplo, rodando com a mão. Os resistores variáveis podem ser dos baratos, de volta simples, ou de múltiplas voltas com um elemento helicoidal.
Um diodo é o tipo mais simples de semicondutor. De modo geral, um semicondutor é um material com capacidade variável de conduzir corrente elétrica. A maioria dos semicondutores é feita de um condutor pobre que teve impurezas (átomos de outro material) adicionadas a ele. O processo de adição de impurezas é chamado de dopagem.
O diodo é um componente elétrico que permite que a corrente atravesse-o num sentido com muito mais facilidade do que no outro. O tipo mais comum de diodo é o diodo semicondutor, no entanto, existem outras tecnologias de diodo.
Em alguns materiais, a relação entre a d.d.p. (aplicada à tensão) e a corrente I não é uma constante. Esses materiais não obedecem à Lei de Ohm. A resistência depende das condições a que esteja submetido o elemento, como voltagem, temperatura, intensidade luminosa, etc. Esses materiais são chamados de ELEMENTOS RESISTIVOS NÃO-LINEARES.
Os ELEMENTOS RESISTIVOS LINEARES são também chamados de resistor ôhmico, podemos calcular a resistência de um certo elemento, sendo através da razão da tensão aplicada no resistor, com a corrente do circuito.
Os resistores fazem parte dos elementos resistivos lineares e os diodos dos