Resistores Vari Veis
CAI – ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO ELETROELETRÔNICA
RESISTORES VARIAVIEIS
NOME: PROFESSOR:
RESISTORES VARIAVEIS
- INTRODUÇÃO:
O trabalho será baseado nos seguintes resistores:
Reostato
É um resistor variável com dois terminais, sendo um fixo e o outro deslizante. Geralmente são utilizados com altas correntes.
Potenciômetro
É um tipo de resistor variável comum, sendo comumente utilizado para controlar o volume em amplificadores de áudio.
Varistores
É um tipo especial de resistor que tem dois valores de resistência muito diferentes, um valor muito alto em baixas voltagens (abaixo de uma voltagem específica), e outro valor baixo de resistência se submetido a altas voltagens (acima da voltagem específica do varistor). Ele é usado geralmente para proteção contra curtos-circuitos em extensões ou pára-raios usados nos postes de ruas, ou como "trava" em circuitos eletromotores.
REOSTATO
(Reostato de variação contínua)
Reostatos são uma barreira variável que dificulta a passagem da corrente elétrica em seu condutor. Com essa variação é possível aumentar ou diminuir a intensidade da corrente elétrica nesse circuito.
Temos dois tipos de reostatos. Os reostatos de resistência variável continuamente, e os de resistência variável descontinuamente.
O reostato de resistência variável continuamente é uma relação entre a resistência do condutor e o seu comprimento.
O reostato é feito de um fio de cobre enrolado e sobre ele existe a movimentação de um cursor feito de cobre, este comando é feito por um botão; além de se constituir por diversas resistências ligadas em série e uma haste metálica.
Ao se usar o reostato, a única informação precisa que se tem é que só se sabe o máximo de resistência que se pode colocar nele.
Ao aumentar o volume do som, estamos utilizando um reostato, isso acontece por que conforme aumentamos o volume do som, automaticamente se diminui a resistência elétrica, tudo isso ocasionado pelo