RESISTORES TEXTO
JONATHAS MAYCON
MAURÍCIO FAGUNDES
WARLEN MEDEIROS
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA
Trabalho apresentado à disciplina de Introdução à Engenharia, do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Pitágoras de Ipatinga, turma EGE01NB, referente à Resistores. Professor: Anderson Eler.
FACULDADE PITÁGORAS
JUNHO
2015
1. INTRODUÇÃO
A resistência é a oposição ao fluxo da corrente. Para aumentar a resistência de um circuito, são utilizados componentes elétricos chamados resistores.
Um resistor é um dispositivo cuja resistência e o fluxo da corrente tem um valor conhecido e bem determinado. A resistência é medida em OHMS e é representada pelo símbolo R nas equações. Define-se o OHM como a quantidade de resistência que limita a corrente num condutor a um ampère quando a tensão aplicada for de 1 VOLT.
2. RESISTOR
Os resistores são elementos comuns na maioria dos dispositivos elétricos e eletrônicos. Algumas aplicações frequentes dos resistores são: estabelecer o valor adequado da tensão do circuito, limitar a corrente e constituir-se numa carga.
Encontramos resistores mais comumente nos chuveiros elétricos, nos filamentos das lâmpadas incandescentes, em aparelhos eletrônicos, etc.
3. TIPOS DE RESISTORES
Classificamos os resistores em dois tipos: fixos e variáveis.
Um resistor fixo é aquele que possui um único valor de resistência que permanece constante sob condições normais. Os resistores fixos são comumente especificados por três parâmetros: o valor nominal da resistência elétrica, a tolerância, ou seja, a máxima variação em porcentagem do valor nominal, e a máxima potência elétrica dissipada.
Um resistor variável pode ser ajustado para qualquer valor desejado, dentro de sua faixa. Pode ser ligado dentro de um circuito de duas formas. Quando um resistor variável for ligado num circuito de forma que varia a corrente, é chamado reostato. Quando um resistor variável é ligado para variar uma tensão, é chamado potenciômetro. O