resistores elétricos
Resistores são peças utilizadas em circuitos elétricos que tem como principal função converter energia elétrica em energia térmica, ou seja, são usados como aquecedores ou como dissipadores de eletricidade.
Alguns exemplos de resistores utilizados no nosso cotidiano são: o filamento de uma lâmpada incandescente, o aquecedor de um chuveiro elétrico, os filamentos que são aquecidos em uma estufa, entre outros.
Em circuitos elétricos teóricos costuma-se considerar toda a resistência encontrada proveniente de resistores, ou seja, são consideradas as ligações entre eles como condutores ideais (que não apresentam resistência).
Resistores elétricos
Resistores são elementos de circuito elétrico que apresentam resistência à passagem de corrente elétrica e tem como função a conversão de energia elétrica em energia térmica, processo esse denominado de efeito joule.
Efeito Joule é o nome dado à transformação da energia elétrica em energia térmica. Tem esse nome em homenagem ao físico britânico James Prescott Joule. Esse efeito pode ser entendido a partir dos milhares de choques que ocorrem entre os elétrons, pode ser percebido nos aquecedores em geral, tal como nos chuveiros elétricos e ferro de passar roupa.
Quando um resistor é percorrido por uma corrente elétrica ocorrem choques entre os elétrons. Em consequência desses milhares de choques ocorre o aumento na temperatura do resistor, esse aumento de temperatura pode danificar o resistor caso não ocorra a troca dessa energia (calor) com o meio ambiente.
Os resistores são representados da seguinte forma:
Resistência Elétrica
É denominada resistência elétrica do resistor a razão entre a diferença de potencial U e a corrente elétrica i que percorre o resistor, matematicamente temos:
A unidade de resistência elétrica no Sistema Internacional de Unidades é o ohm (símbolo Ω), em homenagem ao físico alemão Georg Simon Ohm. Essa equação