Resistor
Tipos De Resistores
Resistores Fixos
Resistor de fio: Consiste basicamente em tubo cerâmico, que servirá de suporte para enrolarmos um determinado comprimento de fio, de liga especial (níquel-cromo) para obter-se o valor desejado. Os terminais desse fio são conectados aos terminais presos ao tubo. Os resistores de fio são encontrados com valores de resistência de alguns Ohms (Ω) até alguns quilo Ohms (kΩ), e são aplicados onde se exige altos valores de potência, acima de 5W (Watts), sendo suas especificações impressas no próprio corpo.
Resistor de filme de carbono: Consiste em um cilindro de porcelana recoberta por um filme (película) de carbono. O valor da resistência é obtido mediante a formação de sulco (corte), transformando a película em uma fita helicoidal. Esse valor pode variar conforme a espessura do filme e largura da fita formada. Como revestimento, encontramos uma resina protetora sobre a qual será impresso um código de cores, que identificará seu valor nominal e tolerância. Os resistores de filme de carbono são destinados ao uso geral e suas dimensões físicas determinam a máxima potência que pode dissipar.
Resistor de filme metálico: Sua estrutura é idêntica ao de filme de carbono, somente que, utilizamos uma liga metálica (níquel-cromo) para formarmos a película, obtendo valores mais precisos de resistência, com tolerâncias abaixo de 2%. Os de filme metálico também possuem melhor dissipação de calor, possuindo assim, potências maiores que os de filme de carbono, mantendo-se em tamanhos reduzidos. É ideal para o uso em telecomunicações, sistema de abastecimento energético, sistema de iluminação, eletrodomésticos, e instrumentos médios, etc.
Resistor Variável
Reostato: é um resistor variável com dois terminais, sendo um fixo e o outro deslizante. Geralmente são utilizados com altas correntes.
Potenciômetro: É um tipo de resistor variável comum, sendo comumente utilizado para controlar o volume em amplificadores de