resistncias
MÉTODO DE 4 CONTACTOS
José Rodrigues Peixoto Lopes
Química / Turma Terça-Feira
5 de Novembro de 2013
Sumário:
- Neste trabalho montou-se um circuito elétrico em torno de uma barra metálica com o objetivo de calcular a sua resistividade, seguindo o método de 4 contactos. Deve-se registar os valores da diferença de potencial e da intensidade da corrente vistos nos respetivos voltímetro e amperímetro.
- O valor do desvio percentual da resistividade em cada barra metálica foi diferente de uma para outro sendo a percentagem menor igual a 1.73% e o maior igual a 35.96%.
- Os valores da resistividade estão no geral razoavelmente perto dos valores tabelados.
- A utilização de uma baixa tensão e a medição do volume da barra de forma analógica contribuem para a existência de erros de medições.
Introdução:
A Eletrodinâmica é o ramo da física que tem por objetivo estudar as situações onde as partículas eletricamente carregadas, eletrões, perdem o seu equilíbrio eletrostático e passam a deslocar-se numa direção e sentido específicos. Sempre que há um deslocamento de eletrões com um determinado sentido tem-se a denominada Corrente Elétrica.
Porém, para que haja este movimento é necessário haver uma Diferença de Potencial entre dois Pontos (DDP), esta diferença conhecida também como tensão e voltagem, será responsável por permitir o deslocamento destes eletrões e assim formar a corrente. À medida que os eletrões se deslocam estes encontrarão oposições naturais carateristicas de toda a matéria denominada resistência elétrica.
Estas oposições nada mais são do que o choque entre os eletrões do condutor e os eletrões móveis da corrente. Se a oposição oferecida pelo material for baixa este será denominado condutor, enquanto, se a oposição for alta, este será um isolante. Sendo que quanto menor a resistência maior será a passagem da corrente, quando a resistência for alta, menor