resistencia a seca
Dessecamento retardado – habilidade de manter o tecido hidratado.
Plantas que economizam água – são plantas que utilizam a água de forma econômica, mantendo sempre alguma quantidade no solo para completarem o seu ciclo. Ex. angico (Piptadenia macocarpa).
Plantas consumidoras – são plantas que consomem agressivamente grandes quantidades de água. Espécies de Prosopis com sistema radicular profundo tem devastado pastagens da região semi-árida dos EUA, devido ao seu consumo exagerado de água, impedindo o restabelecimento de gramíneas de valor econômico.
Tolerância à dessecação – habilidade de funcionar enquanto desidratado, algumas vezes referido como tolerância a altos e baixos potenciais hídricos. Estes mecanismos são encontrados especialmente em sementes, garantindo sua sobrevivência.
Fugitivas da seca – são plantas que completam o seu ciclo de vida durante o período da estação chuvosa, antes do início da seca (culturas anuais).
ESTRESSE HÍDRICO
Déficit hídrico na planta
É comum ocorrer déficit hídrico durante o crescimento das plantas, tendo como conseqüências redução temporária do crescimento e biomassa. Déficit hídrico em plantas ocorre principalmente durante a estação de seca, porém outros fatores como altas temperaturas do solo, também contribuem para o estresse hídrico. Déficit hídrico ocorre quando a água do solo não está disponível para a planta por um período de dias, semanas, causando um decréscimo nas atividades fisiológicas das plantas.Os efeitos do déficit hídrico causam preocupações aos pesquisadores e proprietários, pois afetam todos os estádios de desenvolvimento das plantas, tais como: germinação das sementes, estabelecimento e sobrevivência de plântulas, produtividade, vigor, habilidades de competição e reprodução. A taxa de germinação e as emergências tanto da radícula como da plúmula são reduzidas, em condições de estresse hídrico. De maneira geral, a redução progressiva do