Resistencia física
Capacitância é a propriedade que têm os corpos de manter uma carga elétrica e é também uma grandeza física escalar que mede a quantidade de energia acumulada em um corpo. Portanto , a capacitância corresponde à relação entre a quantidade de carga acumulada pelo corpo e o potencial elétrico que o corpo assume com conseqüência disso. Onde:
Dizendo assim que: , * é a capacitância, expressa em farads. Como esta unidade é relativamente grande, geralmente são utilizados os seus submúltiplos, como o microfarad ou o picofarad. * é a carga elétrica armazenada, medida em coulombs; * é a diferença de potencial (ou tensão elétrica), medida en volts.
Capacitância é representado por Farad (F) e tem esse nome por homenagem ao seu criador inglês Michael Fararday.
CAPACITÂNCIA DE UM CONDUTOR ESFÉRICO
A capacitância de um condutor esférico, é diretamente proporcional ao seu raio.
Pois, como foi expresso C= Q/V e para um condutor esférico substituímos a equação de potencial elétrico na de capacitância, assim teremos:
Então, quando alterarmos a forma de um condutor em particular, alteramos uma grandeza que traduz a capacidade desse condutor em armazenar cargas elétricas.
POTENCIAL DA TERRA
A Terra é um grande condutor esférico eletrizado negativamente . No entanto, o potencial resultante na Terra sofre influência das cargas elétricas dos corpos celestes vizinhos. As cargas elétricas separadas por fatores humanos praticamente não produzem efeitos sensíveis sobre o potencial da Terra.
Para o homem, a Terra se comporta como um padrão invariável de potencial elétrico e, por isso, pode ser adotada como referencial de potencial.
O corpo eletrizado negativamente tem potencial negativo em relação à Terra. Devido à ddp, elétrons fluirão pelo fio terra, no sentido do