resistencia dos materiais
Prof. Fernando César Gentile
Exercícios – Deformações e endurecimento
1-) Por que os átomos de soluto introduzidos em uma matriz do solvente para formar uma solução sólida aumentam a resistência mecânica deste material? Somente átomos grandes geram este aumente de resistência?
2-) Qual é a relação entre as discordâncias, contornos e tamanho de grão e resistência mecânica?
3-) A relação de Hall-Petch, descrita abaixo, é utilizada para determinar a variação do limite de escoamento (resistência mecânica) em função do tamanho de grão. Em uma liga metálica o limite de escoamento é de 135 MPa para diâmetro de grão médio de 5x10-2 mm e é de 260 MPa para diâmetro de grão de 8x10-3 mm. Qual é o diâmetro de grão correspondente para limite de escoamento de 205 MPa?
onde: σ0 e ke são constantes específicas para cada material, σesc é o limite de escoamento e d é o tamanho médio dos grãos.
4-) Por que materiais que apresentam pequenos grãos de baixo ângulo não apresentam os mesmos níveis de resistência mecânica que materiais de mesma composição mas com grãos de alto ângulo?
5-) Cite as diferenças entre os processos de recuperação e recristalização.
6-) Explique as diferenças na estrutura dos grãos para um metal que foi deformado a frio e para um que foi deformado a frio e depois recristalizado.
7-) Por que o chumbo não encrua quando deformado a temperatura ambiente?
8-) Qual seria o procedimento para se conseguir diminuição de tamanho de grão em uma liga metálica?
9-) Qual a importância da difusão na recuperação e na recristalização?