resistencia dos materiais
CURSO: TECNICO EM EDIFICACOES
DISCIPLINA: RESITENCIA DOS MATERIAIS I
PROFESSOR: THIAGO OLIVEIRA
TRELIÇAS PLANAS
SÃO LUIS, 22 DE MAIO DE 2014.
CEMP
CURSO: TECNICO EM EDIFICACOES
DISCIPLINA: RESITENCIA DOS MATERIAIS I
PROFESSOR: THIAGO OLIVEIRA
Treliças PLANAS
SÃO LUIS, 22 DE MAIO DE 2014.
COMPONENTES:
AURELIO RODRIGUES
CASSIO MAGALHAES DA SILVA
PATRICIA COSTA SOARES
REINALDO SANTOS RIBEIRO
ROSE VANY MATOS DA SILVA
THAYSSA KELLE SOUSA PINHEIRO
SÃO LUIS, 03 DE MAIO DE 2014.
SUMARIO
1. INTRODUCAO
2. RESUMO TEORICO
3. QUESTAO 01
4. CONCLUSAO
INTRODUCAO
A partir de agora nos aprofundaremos em um estudo detalhado de treliças planas. Denomina-se treliça plana, o conjunto de elementos de construção (barras redondas, chatas, cantoneiras, etc.), interligados entre si, sob forma geométrica triangular.
Nessas barras estão aplicadas as forcas que aqui aprenderemos a calcular e as dimensionar corretamente nos utilizando de recursos matemáticos como a geometria por exemplo. Aprenderemos que estes dimensionamentos possuem outros caminhos, no entanto optamos pela resolução por meio dos nós (verificar o equilíbrio de cada nó da treliça), onde faremos a determinação das reações de apoio, a identificação do tipo década forca (tracionada ou comprimida), e verificar o equilíbrio de cada nó.
RESUMO TEORICO
Na engenharia, uma treliça é uma estrutura composta por cinco ou mais unidades triangulares construídas com elementos retos cujas extremidades são ligadas em pontos conhecidos como nós. Forças externas e reações consideram-se, de forma simplificada, aplicadas nesses mesmos nós. Geralmente os elementos de uma treliça são de madeira ou de aço e em geral são unidos por uma placa de reforço, como vemos na imagem abaixo.
As treliças estão presentes principalmente nas