resistencia dos materiaias
A AMAZÔNIA NÃO É SÓ PAISAGEM!
Vera Maria Fonseca de Almeida-Val
Há duas décadas, ao pensar Amazônia, acudia-nos a figura da floresta exuberante, infinitamente verde, a cobrir mais da metade do território brasileiro. Como a maioria dos brasileiros, sequer pensávamos na terra; o que nos vinha à mente era um mapa desenhado em uma folha de papel ostentando grande parte pintada de verde: esta era a floresta amazônica.
Fará pouco mais de 20 anos que essa antiga imagem mudou. A sociedade, em geral, e os governos passaram a preocupar-se com a questão ambiental e a floresta vem tornando-se dia a dia mais colorida, menos verde e mais tangível. A mídia, em particular, vem nos alertando para a realidade ambiental no país e no mundo e, em razão do avanço do desmatamento, dos conflitos de terra e da exploração de minérios, a Amazônia vai sendo evocada de forma negativa, como um problema em busca de solução.
Por outro lado, a floresta majestosa representa de igual modo, uma figura utópica, um "tesouro intocável" a ser "preservado" a qualquer custo. Esse fato está a demandar muita preocupação da parte dos países que a detêm e também do mundo todo. A pressão internacional, no que se refere à preservação de um ambiente que possui uma das maiores biodiversidades existentes no planeta, é grande, o que tem provocado a cobiça de muitos que, por ignorarem a realidade da região, vêem nela o eldorado do mundo. Este é o pensamento que vem, ainda hoje, permeando a mente de muitos aventureiros. Considere-se que essa miragem nasce nas primeiras expedições exploratórias realizadas pelos europeus por época do descobrimento do continente americano.
A história é rica e bem conhecida. Muitas expedições foram realizadas em busca da terra prometida, das riquezas minerais e naturais, as quais nunca se concretizaram, ou se transformaram em algo palpável, que se pôde extrair, colocar no bolso e transportar para o local de origem, vale dizer, levar para casa. Por essa razão, tantas