RESISTENCIA AO NOVO
O ser humano tende a encarar a mudança como algo negativo, pois esta pode fazê-lo abandonar o princípio do menor esforço, retirando-o de uma zona de conforto. Assim, em muitos casos, o profissional se vê obrigado a ter que mostrar novamente o seu valor. há três tipos de pessoas que resistem a mudanças:
→ mudar significaria abrir mão de vantagens já alcançadas.
→ aquela que não entendeu o que precisa ser feito e as razões pelas quais isso precisa ser feito. É possível que a mudança não tenha sido bem explicada.
→ aquela com medo. Muitas pessoas temem não conseguir fazer o que se espera delas, daí resistem a qualquer mudança que exija competências e habilidades que elas julgam não possuir.
São quatro as fases da mudança: negação: a tentativa é preservar o sucesso e o conforto do passado ignorando sinais de que este tempo acabou. A NEGAÇÃO pode ajudar um indivíduo a minimizar a ansiedade e desconforto durante a fase inicial de uma mudança. No entanto, a NEGAÇÃO torna-se destrutiva quando uma pessoa continua recusando-se a aceitar evidências fortes de que a mudança é necessária. resistência, dá às pessoas tempo para testarem o novo terreno e ganharem segurança de que terão sucesso na nova maneira de fazer as coisas. Essa fase também traz à tona questões que devem ser tratadas para poder