Resina Pronto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE CIÊNCIAS QUÍMICAS, FARMACÊUTICAS E DE ALIMENTOS.
PROFESSORA: RAQUEL JACOB
SÍNTESE E MOLDAGEM DA RESINA UREIA-FORMALDÉIDO
Gabriel Pereira
Helen Goulart
Rafaela Bonini
Pelotas, Dezembro de 2014
SUMÁRIO
1. Introdução 3
2. Objetivo 4
3. Materiais e Métodos 5
3.1 Materiais 5
3.1.1 Síntese e moldagem da resina ureia-formaldeído 5
3.2 Métodos 5
3.2.1 Síntese e moldagem da resina ureia-formaldeído 5
4. Discussões 7
5. Conclusão 9
6. Referências Bibliográficas...........................................................................10
1. Introdução
Neste trabalho estão descritos os procedimentos para obtenção da resina ureia-formol (UF). A resina ureia-formaldeído foi sintetizada pela primeira vez em 1929 e pertence ao grupo dos polímeros termorrígidos. Estes polímeros apresentam as seguintes características:
Com relação à estrutura: são amorfos; possuem ligações cruzadas.
Suas propriedades físicas: não amolecem e são quebradiços quando aquecidos, tornam-se infusíveis e insolúveis; Desta forma, por ser termorrígido, o polímero ureia-formaldeído apenas é moldado durante a síntese, diferente dos polímeros termoplásticos, que, por não possuírem ligações cruzadas, podem ser fundidos e remodelados várias vezes.
A resina ureia-formol (UF) é o adesivo mais utilizado na fabricação de painéis de madeira aglomerada e de painéis de MDF. O amplo emprego das resinas ureia-formol para a fabricação de painéis deve-se a uma série de características, como o baixo custo das suas matérias-primas (ureia e formol); ao fato de ter como veículo a água, favorecendo o seu uso na indústria madeireira; e sua alta velocidade de cura, em comparação a outras resinas; além disso, tem pouco desenvolvimento de cor e a resistência à chama, pela presença de nitrogênio. Apesar das resinas UF serem obtidas através de apenas dois reagentes principais, elas apresentam uma ampla variedade de reações e