Resiliência
Resilience Concept: different perspectives
Anne Orgler Sordi*; Gisele Gus Manfro**; Simone Hauck***
Resumo
O conceito de resiliência transita entre aspectos físicos, biológicos e psíquicos. Podemos identifica-lo desde o primórdio da teoria psicanalítica, evoluindo para além da psicanálise nas mais diversas áreas da ciência. Seu estudo é muito útil na busca do entendimento dos fenômenos humanos, a partir da inter-relação entre as experiências primitivas, o ambiente, a neurobiologia e a genética. Este trabalho se propõe discutir o conceito de resiliência através de uma revisão histórica, partindo das teorias clássicas da psicanálise e da psicologia do desenvolvimento e de sua evolução nos diferentes campos da ciência até os achados mais recentes da psicobiologia.
Descritores: resiliência; trauma; psicobiologia; neurociência.
Abstract
The concept of resilience moves through physical, biological and psychological fields. It can be identified since the beginnings of psychoanalytic theory, evolving beyond psychoanalysis in several scientific areas. Its investigation is very useful in the study of human phenomena, considering the interrelationship between early experiences, the environment, neurobiology and genetics. This paper aims to discuss the concept of resilience through a historical review, starting from the classical theories of psychoanalysis and developmental psychology and evolving to its development in different fields of science to the most recent findings of psychobiology.
Keywords: resilience; trauma; psychobiology; neuroscience.
INTRODUÇÃO
O conceito de resiliência pode ser identificado desde o início das teorias clássicas da Psicanálise e da Psicologia do Desenvolvimento. É um conceito presente nos mais diversos campos da ciência e seu estudo evoluiu, ao longo do tempo, a partir da integração de ideias provenientes dos diferentes campos da psiquiatria e de outras ciências como a física