Resiliência
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Resiliência: faz toda a diferença
Camila Juliana Fredrich
Atividade Discente Efetiva apresentada na disciplina Fundamentos de Recursos Humanos, do Curso de Engenharia de Alimentos, do Centro Universitário UNIVATES, como critério parcial para aprovação no semestre.
Professora: Sandra Dorvelí Andres
Lajeado, novembro de 2013
Resiliência: faz toda a diferença
Este texto foi baseado no Artigo: “RESILIÊNCIA: COMPETÊNCIA ESSENCIAL PARA O SUCESSO DE PESSOAS E EMPRESAS NO NOVO MILÊNIO”, de autoria de Claudia Piereck da Cunha, publicado no livro “Administração de organizações complexas: liderando e simplificando a gestão para criar valor e maximizar resultados.” de João Pinheiro de Barros Neto, Editora Qualitymark, Rio de Janeiro, ano 2009.
A autora Claudia Piereck da Cunha é Master of Arts in Law and Diplomacy – M.A.L.D pela Tufts/Harvard University nos Estados Unidos e graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Coach executivo e empresarial presta consultoria em treinamento e desenvolvimento organizacional para empresas nacionais e globais em diversos países na América e Europa. Com destaque na area de desenvolvimento de lideranças e equipes multiculturais.
Nesta obra ela utiliza uma linguagem acessível e também faz o uso de muitos exemplos reais para facilitar a compreensão do tema. Falando não apenas da importância da resiliência, mas também de como tentar obtê-la, abrangendo tanto o sentido pessoal, quanto o empresarial e ainda trazendo o histórico do por que buscar ser resiliente. Segue algumas ideias gerais tratados pela autora:
Pessoas resilientes tem maior capacidade de lidar com pressões, superar desafios e dificuldades. As novas tecnologias foram motores da globalização que acirrou a competição, criando a necessidade cada vez maior de inovar tanto em produtos quanto em processos, muitas