Resiliência em crianças com deficiencia
O artigo “Resiliência em crianças com problemas de Aprendizagem” tem a autoria de Edna Maria Marturano, professora graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo com especialização pautada nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Tratamento e Prevenção Psicológica.
A autora focalizou suas ultimas publicações em temas como fatores de risco e proteção ao desenvolvimento da criança; promoção do desenvolvimento na escola; prevenção de problemas de comportamento em diferentes contextos; apoio psicopedagógico nas dificuldades de aprendizagem; família e desempenho escolar.
Inicialmente, o artigo apresenta o conceito de resiliência como a capacidade de se recuperar de traumas ou enfrentar situações adversas através do desenvolvimento de competências que propiciem o indivíduo a tal ultrapassagem.
Grande parte das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem que se apresentam na infância tem forte impacto sobre a vida da criança, de sua família e sobre o seu entorno, pelos prejuízos que acabam trazendo para todas as áreas do desenvolvimento pessoal, assim como de sua aceitação e participação social.
A fim de tentar explicar a resiliência sobre as crianças com dificuldade de aprendizagem, pesquisas revelaram que há um conjunto de fatores que agem frente a uma predisposição momentânea da criança. Geralmente, as crianças nessas condições apresentam uma desvantagem em algum dos três domínios que influenciam o desenvolvimento de resiliência (Pessoal, Familiar e Social), porém, elas utilizam dos recursos disponíveis para realizar de forma satisfatória suas tarefas, ainda que as circunstâncias sejam desfavoráveis.
Buscando justificar tal comportamento, foram estudados, alguns indicadores de resiliência, ou seja, características que diferenciassem para melhor o indivíduo em relação ao seu grupo, como por exemplo, as crianças que possuem problemas de aprendizagem, mas que em contrapartida possuem grande