Resiliencia
CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
FUNDAMENTOS DE RECUSOS HUMANOS
Educação Corporativa
Lajeado, outubro de 2014
INTRODUÇÃO
Vivemos numa nova era, a era do capitalismo onde se tornou necessária a implementação de um modelo alternativo que introduzisse significativas transformações no processo produtivo visando substituir a rigidez do modelo anterior. E foi então, que surgiu a Educação Corporativa. De forma sintética, a principal característica desta é a flexibilidade, a possibilidade de adaptação dos produtos e processos às demandas de um mercado cada vez mais instável, complexo e imprevisível.
A educação para trabalho sempre teve como direção a formação de trabalhadores mais aptos a gerar lucros ao capital. Esta educação cuida do trabalhador sob a perspectiva da polivalência e da multifuncionalidade, procurando ser desenvolvido sob diversos aspectos (técnico, comportamental, emocional, cultural, etc.) a fim de aumentar sua produtividade. Tem por finalidade a criação de uma cultura própria e da criação de programas de aprendizagem contínua, voltados para o desenvolvimento estratégico do capital intelectual de uma organização.
CONCEITO
Segundo Chiavenato, a administração de Recursos Humanos trata-se das politicas e praticas baseadas na condução dos profissionais de uma organização. Tem como principal função fazer com que o profissional sinta-se motivado e esteja preparado para desenvolver seu trabalho. A administração de Recursos Humanos, potencializa-se como elemento intermediador entre as pessoas e as organizações, uma vez que trata do adequado aprovisionamento da aplicação da manutenção e desenvolvimento das pessoas. A administração de Recursos Humanos atua em diversas áreas como o recrutamento, seleção, orientação e motivação. A educação corporativa pode ser definida como uma pratica de gestão de