resiliencia
Questões culturais, psicológicas e religiosas estão diretamente ligadas com a forma do individuo superar os momentos difíceis. Visto que, uma pessoa ocidental, chegando à terceira idade, é encorajada a não ficar triste diante de suas imitações, e sim de buscar meios internos para ter o bem estar-psicologico. Pois, através da fé tem um enfrentamento eficaz das suas limitações.
Outro meio de ensinar a resiliência, é passar o conhecimento de geração em geração. Os conhecimentos adquiridos em situações adversas, quando passado para outras gerações ajudam outros grupos a enfrentar e promover transformações no curso de vida. Através dessa transmissão cultural de resiliência, alguns problemas podem ser evitados.
Ser resiliente não significa que nenhuma adversidade lhe atinge, e sim que você consegue supera-la e sair da situação desconfortável mais facilmente e sem nenhum trauma. A resiliência pode ser desenvolvida em qualquer pessoa, e a qualquer momento, antes mesmo de acontecer algum momento estressante. E ela pode ser encontrada internamente, na família, comunidade ou externamente, nos amigos, colegas.
Ações para ajudar em momentos de crise não devem ser feita somente pelo governo, pois nem todas as ações do mesmo serão efetivas. Entretanto é fundamental que as responsabilidades do governo estejam funcionando, como saúde e educação, para que assim haja um bem estar social. Com isso, é mais efetiva a ajuda da comunidade não só local, como as chuvas que ocorrem no Rio de