Residência Tomie Ohtake
Tomie Ohtake, renomada artista plástica, mora neste ícone arquitetônico localizado no bairro Campo Belo, em São Paulo, há 38 anos. Lá também está seu ateliê, onde ela mandou instalar uma cama ao lado de suas telas.
A residência teve seu projeto inicial em 1966, mas foram feitas algumas reformas nos anos de 1984, 1994 e 1996. Mesmo assim, até hojemantém o terreno original em formato de "L".
Vigas transversais a cada 1,20 centímetros apoiadas nas paredes laterais,transformaram os ambientes internos com amplitude e os deixaram livres de obstáculos. Não é de se inspirar todos os dias?
O mestre do concreto, apelido dado por Oscar Niemeyer, também enfatizou a sua intimidade com as cores. Tudo sempre muito alegre com a proposta de destacar as raízes da cultura do povo brasileiro. Pudera, filho de uma artista inquestionável, não poderia ser diferente.
A iluminação natural que adentra a residência realça o contraste dos materiais escolhidos: concreto, vidro, madeira e as cores primárias:azul, amarelo e vermelho.
São mil metros quadrados de cores, texturas e traços curvos para compreender que o talento de Ohtake é único. Ou mais do que isso, éarte funcional. http://aldeiatem.com/post/12270/residencia-tomie-ohtake-um-presente-para-arquitetura-moderna A obra tem várias particularidades: o terreno alarga-se ao fundo; é uma residência e também um ateliê; depois de dezesseis anos, com a aquisição do terreno vizinho, teve um acréscimo integrado harmonicamente ao projeto inicial (jantar, arquivo de pinturas e gravuras, um pequeno ambiente de trabalho, um apartamento compacto e a ampliação da cozinha).
A residência segue uma solução frequente em outros projetos do arquiteto: a construção concentrada, num bloco só, com a cobertura única dando fluidez ao espaço caracterizado por diferentes ambientações e por pequenos volumes