Residuos
RESÍDUOS: CLASSE II B INERTES
Professor: Anderson
Colégio Técnico Dom Bosco
Caraguatatuba
2014
RESUMO
Resíduo e lixo- 0 volume de lixo produzido no mundo aumentou três vezes mais do que a população nos últimos 30 anos. Só no Brasil, cada um de nós é responsável pela produção de um quilo de lixo por dia. Somando tudo, são mais de 125 mil toneladas de resíduos descartados diariamente. Sem receber tratamento adequado, esses restos contaminam o solo, a água e disseminam doenças.
A média do consumo hoje, contando ricos e pobres, chega a 2,3 hectares por habitante – um excesso de 20% em relação ao que o planeta consegue suportar sem ver exauridos seus recursos. Se somente os habitantes da índia e da China consumissem como os americanos, esse excesso seria de 250%. Essa visão de insustentabilidade considera os atuais padrões de consumo e as tecnologias de produção e de gerenciamento de resíduos. Para superarmos esse desafio, será necessário não apenas uma evolução tecnológica, mas também – e principalmente – uma profunda revisão nos padrões de consumo que almejamos. Um padrão que só será possível com um consumo consciente dos seus impactos sobre a sociedade e meio ambiente, um consumo consciente das limitações do planeta.
Resíduo pode ser considerado qualquer material que sobra após uma ação ou processo produtivo. Parte dos resíduos gerados nas diversas atividades humanas ainda possui valor comercial, se for manejado adequadamente. Por isso, temos que adotar uma nova postura e encarar o resíduo como uma matéria-prima potencial. Só depois de esgotar as possibilidades de utilizar o resíduo de uma atividade para outra atividade é que podemos classificar esse material como lixo.
Palavras chave: resíduo, lixo, consumo, população e classificação .
INTRODUÇÃO
Resíduos Inertes são aqueles que, ao serem colocados em contato com água potável, não a contaminam. Estes resíduos não se degradam ou não se