Residuos Naturais
Escola E.B. 2,3 de Gandarela
Trabalho elaborado por: Lucie Martins Nº14 Sara Carvalho Nº21 8ºC
2006/2007
Páginas
*Resíduos sólido…………………………………3
*Ecopontos………………………………………….5
*Recolha domiciliaria de resíduos………….7
* Aterros Sanitários……………………….....8
*Reemprego………………………………………11
*Reutilização…………………………………….12
*Reciclagem……………………………………..13
*Incineração…………………………………….14
*Tratamento de resíduos perigosos……….16
*Imagens…………………………………………18
´
Segundo dados fornecidos, em Portugal são produzidas cerca de 3,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. Dar destino a estes resíduos é um desafio. Uma boa gestão de resíduos é importante para a saúde pública, para o fornecimento de matérias-primas e também para a economia internacional no seu conjunto, visto que não existe actividade que não produza resíduos. Os resíduos sólidos foram, durante muitos anos, lançados em lixeiras sem qualquer tratamento. Contudo, esse modo de proceder é extremamente perigoso, devendo, na actualidade, ser utilizadas outras práticas tendentes a preservar melhor o ambiente. Existe uma série de infra-estruturas de recolha de resíduos sólidos urbanos (RSUs) que estão ao serviço da população: ecopontos, ecocentros e circuitos de recolha”porta a porta” que são verdadeiros amigos do ambiente.
Ecopontos- baterias de três contentores de cores diferentes (azul, amarelo e verde) que se encontram espalhados pelas ruas e praças de todo o país.
Deves colocar: * Embalagens de vidro (garrafas, frascos e boiões) vazias e passadas por água, sem tampas ou rolhas.
Não podes colocar:
*Louça de cerâmica (porcelana ou barro) ou louça de vidro (pírex, pratos, chávenas…), vidros especiais como lâmpadas, espelhos, ampolas, seringas e pára-brisas.
!!! Uma