Residuos industriais biologicos
Sumário
Apresentação
1. Objetivo 2. Documentos de Referência 3. Introdução 4. Resíduos 5. Classificação dos Resíduos 6. Definições 7. Modelo de Gerenciamento 8. Forma de Acondicionamento
9.Controle de Armazenamento
10.Controle e Destino Final
1- Objetivo
A vigésima quinta norma do trabalho, cujo título é resíduos industriais, estabelece medidas preventivas a serem observadas pelas empresas sobre o destino final a ser dado aos resíduos resultantes dos ambientes de trabalho, visando à prevenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores. A NR 25 tem a sua existência jurídica assegurada, em nível de legislação ordinária, através do inciso VII do artigo 200 da CLT, transcrito abaixo:
Artigo 200. Cabe ao ministério do trabalho estabelecer disposições complementares às normas de que trata este capitulo, tendo em vista as peculiaridades de cada atividade ou setor de trabalho, especialmente:
Inciso VII – higiene nos locais de trabalho, com discriminação das exigências, instalações sanitárias com separação de sexos, chuveiros, lavatórios, vestiários e armários individuais, refeitórios ou condições de conforto por ocasião das refeições, fornecimento de água potável, condições de limpeza dos locais de trabalho, e modo de sua execução, tratamento de resíduos industriais.
2- Documentos de Referências
NR 25 (comentada)
Resolução CONAMA Nº 275/01 – Código de cores para diferentes tipos de resíduos
Norma ABNT NBR 10.004 - Classificação de Resíduos Sólidos
Norma ABNT NBR 11.174 - Armazenamento de Resíduos Classe II – Não Inertes e Classe III – Inertes.
Norma ABNT NBR 12.235 – Armazenamento de Resíduos Sólidos Perigosos.
3- Introdução
Os resíduos são o resultado de processos de diversas atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e ainda de varrição pública. Os resíduos apresentam-se nos estados sólidos, líquido e gasoso.
Ficam incluídos nesta