Residuos em obras
Um dos maiores problemas na construção civil, os resíduos e entulhos gerados em uma obra são comumente encontrados em vias públicas ou terrenos baldios. E mesmo quando depositados em uma caçamba não sabemos se será devidamente enviado a um espaço ecologicamente legal.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é obter conhecimentos sobre como agir em relação ao resíduos deixados em obra.
2.2 METODOLOGIA
Entulho e resíduos de obras - O que pode ser descartado?
concreto, cerâmica, mármore, e os demais resíduos provenientes de reformas, construções ou demolições. Todo o material deve estar devidamente acondicionado em sacos.
Entulho e resíduos - Onde pode ser descartado?
CLASSE A
Definição: os resíduos denominados de Classe A são aqueles que podem ser reutilizados ou reciclados na própria obra como agregados.
Exemplos de materiais: materiais cerâmicos, tijolos, azulejos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa, concreto e solos resultantes de obras de terraplanagem.
Destino: se não forem aproveitados na própria obra, esses resíduos devem ser encaminhados para usinas de reciclagem ou aterros de resíduos da construção civil e armazenados de modo a permitir sua reutilização ou reciclagem futura.
CLASSE B
Definição: os resíduos denominados de Classe B são aqueles que podem ser reciclados para outras utilizações.
Exemplos de materiais: papel e papelão, plásticos, metais, vidros, madeiras e gesso (veja boxe ao lado).
Destino: recomenda-se a separação destes materiais no canteiro de obras em recipientes devidamente sinalizados. A madeira pode ser armazenada em baias ou caçambas identificadas. Eles devem ser reutilizados na própria obra quando possível, ou encaminhados a empresas ou cooperativas licenciadas que façam sua reciclagem. Também podem ser enviados às àreas de transbordo e triagem (ATTs), que lhes darão destinação adequada.
CLASSE C
Definição: os resíduos denominados de Classe C são aqueles que não