Residuos da industria de fundição
No Brasil, a prática tradicional de se enterrar os resíduos em um canto do terreno da própria empresa, sem o controle necessário, vem disseminando no território autênticas bombas de efeito retardado, uma vez que a contaminação resultante do lançamento indiscriminado de resíduos ,as vezes, só se faz sentir após muitos anos, levando ao total comprometimento da área com o quadro apresentado irreversível O problema não é somente a quantidade cada vez maior de resíduos sólidos que as industrias produzem na medida que o país continua se desenvolvendo, mas também a crescente preocupação pelos efeitos que uma inadequada disposição destes rejeitos tóxicos pode ocasionar.AREIA DESCARTADA DE FUNDIÇÃO (ADF)
A Areia Descartada de Fundição é considerado um dos maiores problemas na geração de resíduos sólidos, e vem sendo efrentado de forma constante pela maioria das fundições do país. Este resíduo pode ser utilizado como matéria prima em outros processo de fabricação, e ser muito procurado em um futuro próximo, pois reduz significativamente o custo de fabricação e são muito eficientes em processos de produção alternativos já encontrados.
Resíduo de machos de areia, utilizados no processo de fundição.A areia de fundição é um grave problema ambiental para o Brasil.Depois de utilizada em moldes da industria de fundição, a areia fica contaminada por metais pesados,principalmente cobre e chumbo, e por fenois originados das resinas empregdas na sua compactação.
As fundições, preocupadas com a preservação ambiental e voltada à projetos sócio-ambientais, vem desenvolvendo alternativas para a reutilização destas ADF's. Um dos principais projetos desenvolvidos com estudo de acadêmicos, é a utilização desta areia como matéria prima utilizada na fabricação de pavimentos de concreto. Estudos preliminares demonstraram a viabilidade da utilização em conformidade com a legislação ambiental,
RESÍDUOS SÓLIDOS Os resíduos sólidos são classificados e distribuídos conforme