Resgate histórico da política de assistência social e a construção do arcabouço legal
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
ELOIZA ARAUJO DE MATOS TEIXEIRA
processo de construção das políticas sociais de atenção a crianças e adolescentes
Tangará da Serra
2012
eLOIZA ARAUJO DE MATOS TEIXEIRA
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS DE ATENÇÃO A CRIANÇA E ADOLESCENTE
Trabalho apresentado ao Curso graduação em serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina, Direito e Legislação Social, Trabalho Profissional I, Políticas sociais II e Planejamento Social.
Prof. Edna Braun, Jossan Batistuti, Rodrigo E. Zambon e Grasieli Aliano.
Tangará da Serra
2012
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordamos aspectos históricos acerca da construção da Política Social voltada para a Criança e Adolescente, com o intuíto de aprofundar o conhecimento acerca do processo de construção da Política da Criança e Adolescente no Brasil apartir do século XX. Tendo em vista o eixo norteador do semestre: O trabalho profissional: Instrumentação para intervenção.
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS DE ATENÇÃO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
A política Social tem origem pautada no capitalismo, modo de produção da vida social, assim sendo, é destinada destinada prioritariamente à classe trabalhadora. A política social tem se constituído ao longo da história como um importante espaço de atuação profissional, para o assistente social. A Lei n. 8.742 de 1993 – LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) significou grande mudança no cenário nacinal, no que regulamenta a assistência social.
No começo do século XX, existiam políticas para a criança e