resfriado comum e mononucleose
Características e agente causador
É uma infecção simples que atinge o nariz e a garganta. Sua duração varia, podendo desaparecer em alguns dias ou em poucas semanas. Nesta doença, o revestimento interno das vias respiratórias é atacado. O muco é produzido por bactérias que se situam nestes locais, sendo expelido pelo nariz ou pela boca.
O resfriado termina quando o revestimento interno se regenera.
O agente causador não é sempre o mesmo, visto que existem cinco famílias diferentes de vírus que possuem chances de causar resfriados. Por isso, não há como proteger as pessoas de todos eles.
Mas na maioria das vezes, é causado pelo rinovírus.
Classificação taxonômica
O Rinovírus é um gênero da família Picornaviridae de vírus.
É um dos agentes infecciosos mais comuns, causando cerca de 49% dos resfriados. Existem cem tipos de rhinovira que se distinguem a partir de sua composição proteica.
Causas da infecção
Para se contrair um resfriado, o vírus causador deve entrar em contato com o interior do nariz. Outras pessoas podem também passar a doença por meio de espirros (que liberam gotículas de muco e vírus no ar) e pelo contato direto.
Sintomas
Coriza; Obstrução do nariz; Rouquidão; Febre; Dores generalizadas; Voz “fanha”; Olfato e paladar prejudicados; Calafrios; Lacrimejamento.
Tratamento e prevenção
Não há forma de combater o agente causador. Entretanto, é recomendado que a pessoa beba bastante líquido, sobretudo água e sucos. A hidratação acelera a eliminação de secreções e faz com que o nariz não se resseque.
Gargarejos aliviam a tosse e diminuem a irritação da garganta, assim como sopas e bebidas quentes.
Descongestionantes nasais são utilizados frequentemente.
Prevenção:
Não compartilhar toalhas e copos com pessoas infectadas. Não esfregar os olhos tendo as mãos sujas. Manter a cozinha e o banheiro limpos. Lavar sempre as mãos.
Curiosidades
O alho pode ajudar a prevenir esta doença.
Ingerir muita vitamina C não previne