Reservátórios
Os tipos de materiais mais utilizados na fabricação de caixas d’água são os seguintes:
Fibra de vidro: muito utilizado na fabricação de piscinas e reservatórios de grande capacidade, é constituído pela mistura de resina e fibra de vidro. O produto tem características como à leveza, fácil limpeza, manuseio e instalação, mas não é resistente a impactos e perfurações.
Polietileno: é um tipo de plástico feito de polímeros a base de petróleo, as suas principais características são a leveza, proteção contra raios UV, resistência no transporte, fácil manuseio, facilidade de instalação e limpeza, mas semelhante à de fibra de vidro não é resistente a impactos e perfurações.
Fibrocimento: entre todas as opção é a pior escolha, sendo um produto pouco resistente a impactos, baixa durabilidade e transmite para a água substâncias que prejudicam a saúde dos indivíduos que consomem a água.
Aço inoxidável: é um material resistente a corrosão da água, alta durabilidade, resistente a impactos e não trinca. Mas cuidados na instalação são necessários para evitar o contato entre a caixa d’água e metais que provocam riscos profundos que produzem corrosão.
Mesmo com a escolha adequada, as grandes maiorias dos problemas em caixa d’águas decorrem de erros na instalação, que prejudicam as peças e a eficiência do conjunto, por isso é essencial instalar de acordo com o manual do produto.
Estas dicas e cuidados proporcionam uma segurança na utilização da caixa d’água, dando informações aos proprietários sobre como verificar a instalação, tipos de materiais, vantagens e desvantagens.