Reservatório
Leis da Termodinâmica
Aluna: Zilka Bastista
Natal/RN
26/04/2012
Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis
Leis da Termodinâmica
Curso: Técnico em Sistemas a Gás
Disciplina: Termodinâmica
Professor: Oliver Ribeiro
Natal/RN
26/04/2012
Índice
Introdução 04
Leis da Termodinâmica 04
Lei Zero da Termodinâmica 05
Primeira Lei da Termodinâmica 06
Segunda Lei da Termodinâmica 08
Referencias 09
Introdução
A Termodinâmica nasceu no século XIX, como resultado das preocupações relativas às máquinas a vapor, dos laços entre os fenómenos mecânicos e os térmicos assim como da evolução da calorimetria. A partir daí surge as leis.
As principais definições de grandezas termodinâmicas constam de suas leis: a lei zero é a que define a temperatura; a primeira lei da termodinâmica (calor, trabalho mecânico e energia interna) é a do princípio da conservação da energia; a segunda lei define entropia e fornece regras para conversão de energia térmica em trabalho mecânico e a terceira lei aponta limitações para a obtenção do zero absoluto de temperatura.
Lei Zero da Termodinâmica
O equilíbrio térmico entre corpos materiais só é atingido quando os mesmos se encontram na mesma temperatura. Dessa definição pode ser concluída a Lei Zero da Termodinâmica
Embora a noção de quente e frio pelo contato com a pele seja de uso corrente, ela pode levar a avaliações erradas de temperatura. De qualquer forma, é da observação cotidiana dos corpos quentes e frios que se chega ao conceito de temperatura. Levando em conta essas observações, assim postulou-se a lei zero: se A e B são dois corpos em equilíbrio térmico com um terceiro corpo C, então A e B estão em equilíbrio térmico um com o outro, ou seja, a temperatura desses sistemas é a mesma.
Na primeira situação, os