Reservas Energéticas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIDADE DE ENSINO DE ALAGOAS
GERÊNCIA ACADÊMICA DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL
DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA
JOSÉ JOÃO FELIPE COSTA DE OLIVEIRA
RESERVAS ENERGÉTICAS
MACEIÓ-AL
2013
Reservas Energéticas
A queima de gordura é um componente chave para perder peso. Porém, escolher os melhores exercícios para queimar gordura pode parecer um processo desnecessário e complicado, já que existem diversas opções disponíveis e apoiadas por especialistas. A fim de encontrar exercícios para queimar gordura, é importante entender como o corpo trabalha para queimar combustível.
Correndo em uma esteira ou sentado em um sofá, o corpo estará queimando calorias das reservas de gordura e carboidratos. Geralmente, em níveis mais elevados de esforço uma pessoa vai queimar mais carboidratos do que gordura. Isto leva a um conceito confuso, dando a entender que o exercício de menor intensidade vai ajudar a queimar gordura mais rapidamente do que exercícios de maior intensidade, quando na verdade acontece o contrário.
Embora os exercícios de baixa intensidade, como caminhar, queimam maior porcentagem de gordura do que um exercício de alta intensidade, como correr, o exercício de alta intensidade vai queimar mais calorias em geral. Por exemplo: uma pessoa que caminha por 20 minutos queima uma média de 100 calorias, sendo 60% de gordura (60 calorias). Se essa mesma pessoa correr por 20 minutos vai queimar uma média de 200 calorias, sendo 40% de gordura (80 calorias). Neste caso, o exercício de alta intensidade ainda queima mais no gordura total, mesmo com uma menor taxa percentual.
Existem diversos exercícios para queimar gordura, incluindo qualquer tipo de treino cardiovascular. Como exemplo, podemos citar a corrida, natação, bicicleta, dança, entre outros. A chave para encontrar exercícios