Resenho texto "positividade do risco e saúde"
923 palavras
4 páginas
RESENHA DO TEXTO “Positividade do Risco e Saúde: contribuições de estudos sobre trabalho para a Saúde Pública” – (publicado em Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 9 n. 3, p. 399-430, Nov. 2011/fev. 2012)VINNICIUS LAURINDO
Resenha apresentada aos professores, como requisito da disciplina “Risco, Saúde e Sociedade”.
Vitória – 12/04/2012
RESENHA DO TEXTO “Positividade do Risco e Saúde: contribuições de estudos sobre trabalho para a Saúde Pública” – (publicado em Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 9 n. 3, p. 399-430, Nov. 2011/fev. 2012)
1. Resumo dos principais aspectos tratados no texto:
Retoma-se o positividade do conceito de risco como um instrumento de análise da atividade humana. Assim faz-se uma análise do conceito de risco ao longo da história da epidemia da AIDS (relato baseado em um caso do serviço de referência às DST/AIDS), buscando-se evidenciar as razões que conduziram a sua superação parcial por meio da utilização do conceito de vulnerabilidade. Além disso busca-se compreender a maneira como o conceito de risco é apreendido no campo da saúde pública, evidenciando a dimensão positiva desse conceito (baseado na concepção de saúde de Canguilhem).
2. Tema abordado:
O artigo busca compreender a experiência humana de experimentar, inventar, criar seu mundo, seu meio e a si, como um ato de afirmação da vida, da normatividade que caracteriza a saúde, implicando assim em uma positividade do risco.
3. Problematização:
Se problematiza questões concernentes ao risco negativo (como é comumente expresso nas campanhas da saúde pública e na epidemiologia, e que se remete aos cálculos de probabilidade de ocorrência de um dano/patologia), ao risco positivo e negativo (relações entre a experiência do risco e as dinâmicas do poder e de governo das populações – exemplo do risco aventura) e o risco positivado (implica em afirmação da vida sobre a