Resenhas
Definição
O sangue é a porção circulante do fluido extracelular pelo qual percorre através do sistema circulatório e possui extrema importância para nossa vida. Quando observado por meio de um microscópio, é possível verificar que a sua constituição se dá por um líquido amarelo, chamado plasma, onde circula um aglomerado de células brancas e vermelhas, água, proteínas, glicose e sais minerais. Ele é constantemente renovado pela entrada e saída de substâncias que modificam discretamente sua composição.
Funções do sangue
O sangue tem como principais funções o transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos e de Gás Carbônico dos tecidos para os pulmões, a coagulação em caso de hemorragia, a defesa do organismo, o transporte de diversas substâncias como nutrientes, resíduos celulares, hormonais e anticorpos e a regulação térmica do organismo.
Elementos do sangue
Os elementos celulares que constituem o sangue tem forma, tamanho e funções distintas. São eles: Glóbulos vermelhos também chamado de hemác ias, glóbulos brancos também conhecido como os leucócitos, e plaquetas ou trombócitos (não são células e, sim, fragmentos celulares).
Características, funções dos componentes do sangue
Glóbulos vermelhos
Os glóbulos vermelhos são também denominados eritrócitos ou hemácias, são tão pequenos que em uma gota de sangue pode ser encontrados mais de cinco milhões deles. São produzidas na medula vermelha dos ossos. Por não possuírem núcleo, apresentam uma forma de disco côncavo em ambos os lados e por esse motivo garantem uma superfície relativamente grande para a captação e a distribuição de gás oxigênio.
A cor vermelha das hemácias se deve à presença do pigmento hemoglobina. O gás oxigênio se combina com a hemoglobina, formando a oxiemoglobina. As hemácias vivem em nosso organismo por até 120 dias, isso significa que no decorrer de uma vida são produzidas e destruídas uma infinidade de eritrócitos, sendo que, a cada dia que passa morre em média 20 mil