resenhas elementos da semiologia
Resultado de cursos ministrados por Roland Barthes, estes 'Elementos de Semiologia' desde logo traem, na maneira sistemática e bem dosada com que apresentam a matéria, sua natureza didática. Partindo do princípio de que, afinal de contas, 'o mundo dos significados não é outro senão o da linguagem', Barthes mostra como é natural à Semiologia valer-se dos conceitos analíticos da Linguística. Assim é que o livro está dividido em quatro grandes partes, correspondentes a rubricas oriundas da Linguística Estrutural. Por meio dessas rubricas, Barthes dá ao leitor uma instigante visão geral do campo de estudo da Semiologia e dos instrumentos teóricos por via dos quais se pode realizar a pesquisa semiológica.
Esse título certamente é recomendado para pessoas que pretendem melhor entender o funcionamento dessa nova ciência (Semiologia), pois tem uma linguagem simples e atual. Foi muito recomendado pelos professores durante o curso de formação e consta na bibliografia da maiorida dos exames de seleção para especialização na área.
No seu famoso livro “Elementos de semiologia” o autor retoma os conceitos de signo tal como foram postulados pelos primeiros autores que escreveram sobre o tema, como sejam Pierce e Saussure (proveniente da Linguística).Esses conceitos explicam o aparecimento do signo como forma de comunicação social em que existe uma correspondência entre o significante (o manifesto) e o significado (o conotado). O autor analisa os conceitos que constituem a teoria do signo, a saber, o significante e o significado, e propõe um modelo de relação