Resenha
A ORIGEM DA FAMILIA, DA PROPRIEDADE PRIVADA E DO ESTADO.
TRÊS LAGOAS
2011
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS – AEMS
A ORIGEM DA FAMILIA, DA PROPRIEDADE PRIVADA E DO ESTADO.
JULIANO CESAR SILVA VIEIRA
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de História do Direito, ministrada pela Docente, Sara Asseis de Brito, no 1ª Ano, Turma A, do Curso de Direito.
TRÊS LAGOAS
2011
Estágios Pré-Históricos de cultura.
Morgan foi o primeiro que, com conhecimento de causa, tratou de introduzir uma ordem precisa na pré-história da humanidade, e sua classificação permanecerá certamente em vigor até que uma riqueza de dados muito mais considerável nos obrigue a modifica-la. Das três épocas principais – estados selvagens, barbárie e civilização- ele só se preocupa, naturalmente, das duas primeiras e da passagem á terceira.
1- Estado Selvagem:
Período em que predomina apropriação de produtos da natureza, prontos para ser utilizados, as produções artificiais do homem são, sobretudo, destinadas a facilitar essa apropriação.
2- Barbárie:
Tempo em que aparecem a criação de gado e a agricultura, e se aprende a incrementar a produção da natureza por meio do trabalho humano.
3- Civilização:
Período em que o homem continua aprendendo a elaborar os produtos naturais, período da indústria propriamente dita e da arte.
A família:
Morgan, que passou a maior parte de sua vida entre os Iroquês (Nova York), observou um método diferente de família, onde:
Ex.: Os filhos de um casal (Pai e mãe):
Filhos Homens: Seus filhos e os filhos de seus outros irmãos são irmão entre si, chamando de pai todos os homens irmão dessa família, chamando de tia as irmãs mulheres de seus Pais, e primos e primas os filhos das mesmas.
No caso das Mulheres o mesmo conceito citado acima.
Esse conceito de família e vigente em todos os Índios da América, também nos