Resenha
SOUZA, Jordan Henrique de; SANTOS, Gislaine dos; SOARES, Carlos Alberto Pereira ;SILVA, Wainer da Silveira e . As ações de defesa civil e a formação do engenheiro. Anais Eletrônicos do V Seminário Internacional de Defesa Civil –DEFENCIL São Paulo – 18, 19 e 20 de Novembro de 2009. Disponível em: www.defencil.gov.br/artigo.php?artigo=25 .Acesso em: 17/04/2013.
Jordan Henrique de Souza é Chefe do Departamento de Prevenção e Atividades Intersetoriais da Subsecretaria de Defesa Civil de Juiz de Fora – MG. Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestrando em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense; Gislaine dos Santos é Engenheira Civil, formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestranda em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense; Carlos Alberto Pereira Soares é Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense; Wainer da Silveira e Silva é Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense e Ohio University. No artigo ,“As ações da defesa civil e a formação do engenheiro”, que hora se propõe a discutir, os autores fazem um balanço crítico acerca da formação acadêmica do engenheiro, visto que consideram que os conteúdos específicos abordados ao longo da formação deste profissional , não dão conta em responder as necessidades que se apresentam no cotidiano da profissão, especialmente quando se trata de questões que envolvem fenômenos naturais como as grandes enchentes, deslizamentos e outras catástrofes. Neste sentido eles propõe uma maior aproximação com o campo de atuação, inclusive propõe a aproximação destes profissionais junto a defesa civil.
Defendem ainda, que o processo de formação do engenheiro necessita de adaptação ao novo ambiente, caracterizado muitas vezes pela exploração inconsequente dos solos, das águas e da natureza. Souza et al (2009), são enfáticos ao afirmar que