Resenha
Centro de Psicologia Aplicada – Chácara Santo Antônio
Relatório de atividade
Data: 01/04/2013.
Assunto: Resenha do Texto: Psicologia e sua ideologia: 40 anos de compromisso com as elites*
Autora: Ana Mercês Bahia Bock
A mensagem que a autora Ana M. B. Bock busca trazer é que a sociedade brasileira, não apague a história que foi trabalhada ao longo do tempo, que torne-se um compromisso com os interesses das elites no Brasil. A isso a autora aborda pontos importantes da história da Psicologia para superá-la. Com o passar do tempo a Psicologia, foi construindo, sua história como uma ciência e uma profissão, através de diversos métodos o que foi sua diferenciação. Mas pouco tem sido feito pela transformação da sociedade, pouco percebemos de mudanças, no olhar desigual no meio social, ao qual vivemos. Ao decorrer dos anos, a Psicologia sempre buscou respostas para os mais diversos assuntos que envolviam os interesses do homem, e sua sociedade capitalista, interesses esses proveitosos à ao meio humano.
A discussão trazida ao decorrer do texto, é uma reflexão dos séculos que a Psicologia, tomando seu espaço e sendo desenvolvida ao meio dos acontecimentos. A autora busca através das décadas comparar e trazer aos olhos dos leitores, o crescimento que a profissão teve, o espaço que se obteve.
O papel e espaço ocupado por psicólogos, ainda é de pequeno no meio social, baixo poder organizativo, a pressão das entidades envolvidas, é frágil. Ana faz uma critica ao meio social e ao desenvolvimento da profissão, ao longo dos anos. Ela busca mostrar através de um texto curto e objetivo, que caminhamos a passos curtos, na luta por um espaço em uma sociedade cada vez mais individualista.
Infelizmente pesquisas comprovam que o acesso ao nosso trabalho, é de custo alto, o investimento em consultórios, acabam dificultando o acesso de muitos. Nesse momento percebemos o investimento do governo, na saúde emocional de sua sociedade.