Resenha
André Vinicius Silva Santos
Colégio Espírito Santo
07/11/2012
2012
André Vinicius Silva Santos
Colégio Espírito Santo
07/11/2012
Benefícios das atividades físicas para circulação sanguínea e respiratória
Benefícios das atividades físicas para circulação sanguínea e respiratória
Benefícios das atividades físicas para circulação sanguínea As varizes são um exemplo de consequência à má circulação sanguínea veias dilatadas, vermelhas, e dolorosas que aparecem na da pele. Elas acometem principalmente mulheres, mas podem aparecer também em homens.
Alguns fatores podem favorecer o aparecimento das varizes, dentre eles, a obesidade, o tabagismo Alguns fatores podem favorecer o aparecimento das varizes, dentre eles, a obesidade e o tabagismo. Mas o que podemos fazer para não telas ou retira-las do corpo?
A resposta é fazer esportes, pois a maior parte das veias está envolvida por grandes porções de musculaturas. Quando realizamos movimentos de contração e relaxamento na musculatura durante a atividade física, o fluxo sanguíneo também se movimenta sendo empurrado para cima.
Quando a musculatura contrai em volta de uma veia ela exerce pressão sobre ela e empurra o sangue para cima (em direção ao coração), quando essa musculatura relaxa, ela abre espaço na veia para a chegada de mais sangue que, novamente na próxima contração, será empurrado em direção ao coração. Dessa forma, as válvulas não são sobrecarregadas e mantém sua função sem riscos para a circulação sanguínea. Porém, exercícios com contração isométrica, com excesso de peso ou com impactos podem prejudicar a circulação aumentando o número de veias doentes.
Para que o exercício físico possa trazer benefícios para quem tem problemas de circulação um angiologista deve ser consultado e os exercícios devem ser praticados acompanhados de um educador físico, que é o profissional habilitadas para ensinar a forma correta de se praticar atividades físicas nesse caso.