Resenha
Libâneo justifica a existência da pedagogia pelo fato da necessidade de um estudo mais aprofundado e sistemático das praticas educativas que se realizam na sociedade considerando fundamental para a formação do cidadão.
No campo da pedagogia acontece a investigações necessárias do processo as praticas educativas, observando diferentes contextos que ocorrem na educação. Por isso ela se constitui no campo do conhecimento com objetivos, problemáticas e métodos próprios de investigação, e por isso chamada de ciência da educação. Para Libâneo, são esses processos que constituem o objeto de estudo da pedagogia, dando-lhe um campo próprio, rico e vasto de investigação.
Nessa concepção, pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da pratica educativa, indireta ou diretamente vinculada à organização e aos processos de aquisição de saberes e modos de ação, com base em objetivos de formação humana definidos em uma determinada perspectiva. Podendo o pedagogo atuar em diferentes instituições de ensino como: supervisores, gestores, professores, coordenadores pedagógicos, atuando também em empresas e órgãos públicos.
O autor propõe é a de que haja dois cursos, um de pedagogia para formar o pedagogo stricto sensu e um de licenciatura para formar professores para os níveis: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Embora haja discussões ate hoje, vimos como é importante para a sociedade e o sistema de ensino a atuação do profissional pedagogo,na formação do sujeito histórico qualificados e preparados para a