RESENHA
O Homem do século XXI: Sujeito autônomo ou indivíduo descartável. Por: Enriquez, Eugène.
I.
II.
III.
IV.
Resenhista
Samara Gomes Da Silva Santos, estudante de Administração da Faculdade
Cearense.
Autor
Eugène Enriquez é sociólogo, professor emérito da Universidade Paris VII, pioneiro e um dos expoentes da psicossociologia e da sociologia clínica – disciplinas que estabeleceram pontes teóricas entre a sociologia e a psicanálise. Co-redator/editor da revista Nouvelle Revue de
Psychosociologie, escreveu os livros "Da Horda ao Estado", "A organização em análise", dentre muitos outros, em co-autoria com psicossociólogos.
A obra
Artigo publicado originalmente com o titulo “L’ Homem do XXI siècle : sujeito autonome ou individu jetable” de Eugène Enriquez,na revista refractions n. 12, abrr- maio 2002, p. 125-136. Publicado com autorização do autor e da revista Réfractions . Todos os direitos, inclusive de tradução, são reservados.
A revista RAE eletrônica é on line da FGV- EAESP, totalmente aberta e criada como objetivo de agilizar a veiculação de trabalhos inéditos.
A resenha
Seção 1- Visão geral sobre o Homem do século XXI.
Cap. 1- Como conhecer e entender o indivíduo do XXI.
A cada dia o vinculo social se desfaz e uma violência desnecessária vem se instalando cada vez mais rápido e constante, mesmo sabendo que a discordância é necessária, essa em excesso faz com que nada na vida tenha sentido. Em meados de 1930 Freud e Valéry viu nas sociedades ocidentais que nós seres humanos seriamos capazes de destruir tudo que nos tinha levado até ali, e ainda seria a causa de tudo vir a baixo.
Vamos analisar a vida mais de uma forma trágica e vamos as verificações, no século XIX coma exposição de idéias sobre a liberdade e os avanços da humanidade, e especialmente no sec. XX vimos que podíamos ser independentes,dono de nossas ações.
Segundo a ONU o homem é reconhecido na sua excelente honestidade como tendo direito a ter direitos.
O sujeito que surgiu no século V