RESENHA
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir o conceito das tendências pedagógicas segundo Saviani ( 1997), Tardiff ( 1991). Em seguida, discutiremos a prática pedagógica como um instrumento para articular as concepções no seu fazer pedagógico. Analisaremos os encontros e desencontros, onde o professor reflete em sua prática sua concepção de ensino-aprendizagem. Dessa ação pedagógica destacando, assim, o papel do professor como primordial no processo de educação, considerando dessa forma as S práticas pedagógicas como o cerne do seu trabalho.
PALAVRAS CHAVES: Tendências Pedagógicas. Prática pedagógica. O Professor
INTRODUÇÃO
De acordo com Saviani (1997) a expressão “concepções pedagógicas” é correlata a “ideias pedagógicas”. A palavra pedagogia e, mais particularmente, o adjetivo pedagógico têm marcadamente ressonância metodológica denotando o modo de operar, de realizar o ato educativo. Assim, as ideias pedagógicas são as ideias educacionais entendidas, porém, não em si mesmas, mas na forma como se encarnam no movimento real da educação, orientando e, mais do que isso, constituindo a própria substância da prática educativa.
As concepções educacionais, de modo geral, envolvem três níveis-s: o nível da filosofia da educação que, sobre a base de uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre a problemática educativa, busca explicitar as finalidades, os valores que expressam uma visão geral de homem, mundo e sociedade, com vistas a orientar a compreensão do fenômeno educativo; o nível da teoria da educação, que procura sistematizar os conhecimentos disponíveis sobre os vários aspectos envolvidos na questão educacional que permitam compreender o lugar e o papel da educação na sociedade. Quando a teoria da educação é identificada com a pedagogia, além de compreender o lugar e o papel da educação na sociedade, a teoria da educação empenha-se em sistematizar, também, os métodos, processos e procedimentos,