Resenha
Professora: Leticia Lemos Gritti
GÊNEROS DO DISCURSO: PRÁTICA PURAMENTE SOCIAL
Gabriela Aiolfi1
Ingedore Grunfeld Villaça Koch traz em sua obra ‘Desvendando os segredos do texto’, publicada pela editora Cortez em 2ª edição, no ano de 2003, um capítulo intitulado ‘Os gêneros do discurso’, no qual trata de questões relacionadas aos gêneros de enunciados. Koch tem seus estudos focados nas áreas de estudos textuais e sociocognitivos, além de atuar na área de leitura e produção de textos. Com mestrado e doutorado realizados na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a autora tem outras obras publicadas, a exemplo de ‘A coesão textual’, publicado pela editora Contexto. Além disso, possui inúmeros trabalhos publicado em revistas e livros, no Brasil e no exterior.
Para discorrer sobre o tema do capítulo alvo desta resenha, Koch (2003) cita autores com estudos nas áreas, como Bakhtin, Schneuwly, Dolz, Bronckart, Adam e Rojo, e suas concepções a respeito dos gêneros do discurso. Em outras seções do texto, a autora alia essas concepções com o meio escolar, explanando suas particularidades. A autora aborda esse assunto extremamente complexo mas igualmente importante para a área da Linguística com apoio em teorias desses autores, o que ajuda na compreensão do texto.
A autora inicia suas reflexões destacando que o falante/ouvinte tem capacidade de selecionar um gênero adequado para cada situação social em que esse será executado. A essa mesma capacidade ela associa a diferenciação de tipos de textos, de como construí-los e interpretá-los. Através de Bakhtin ([1953] 1992, apud KOCH, 2003), é esclarecido que os diferentes usos da linguagem caracterizam a convivência em sociedade.
Em seguida, ela retoma Bakhtin e sua definição de gêneros do discurso, em que “[...] cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente