RESENHA
ERGONOMIA
É o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento.
Ergonomia se aplica em casa no trabalho nos seguintes aspectos, quando uma pessoa vai redigir um documento ou usar o computador, a mesa tem de estar em uma altura ideal em que a cadeira deixe a coluna do indivíduo reta e seu cotovelos apoiados com um ângulo de 90º graus, assim a pessoa não sentirá dor nas costas e nem nas articulações do pulso e não prejudica sua saúde. Também pode-se citar um banheiro ergonômico, o vaso sanitário e a pia tem tamanhos universais que se adaptam as médias do homem que abita o local, tamanho esse que não fica muito alto para quem é mais baixo e nem muito baixo para quem é mais alto. Tudo proporcional.
Sendo assim a função principal da ergonomia é trazer o conforto e bem estar para os seres humanos em casa, no trabalho, nas ruas e nos meios de transportes em geral.
ACESSIBIIDADE
O estudo e a aplicação da acessibilidade no Desenho Universal, significa não apenas permitir que pessoas portadoras de necessidades especiais participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.
A acessibilidade proporciona a melhora no direito de ir e vir do cidadão em geral, tal como pessoas com o físico normal e também portadores de deficiência de qualquer tipo, sendo elas visuais ou de locomoção.
A acessibilidade é trabalhada com a seguinte forma, usa-se espaços para passagem internos maiores no trabalho, em casa ou nos comércios e lugares onde o homem abita, tamanhos maiores esses que seriam suficientes para passagem de uma ou duas cadeiras de rodas, e também pessoas com muletas. Para locomoção vertical