RESENHA
INSTITUTO ENSINAR BRASIL - REDE DOCTUM DE ENSINO
ANA CAROLINA FERREIRA COTA FIGUEIREDO
FABRÍCIA MIRELLA DE OLIVEIRA DUARTE
KARINE HELLEM RANDER SOUZA
RHAYELLE CAOLINE CARNEIRO
STELLA MARIS LIMA ELIAS
RESENHA
RELAÇÕES INTERCULTURAIS ENTRE TRABALHADORES BRASILEIROS E ALEMÃES NA VW – AUDI DE S. JOSÉ DOS PINHAIS/PR
João Monlevade
2014
RESENHA
O artigo Relações Interculturais entre Trabalhadores Brasileiros e Alemães na VW – AUDI de S. José dos Pinhais/ PR escrito por Marília Gomes de Carvalho e Lino Trevisan, trata de um assunto de grande importância, quando se fala de Gestão de Pessoas em empresas multinacionais instaladas em países que não o seu de origem, que é a diversidade cultural. O artigo relata as dificuldades que trabalhadores advindos de culturas diversas em sua essência enfrentam ao ter que trabalhar juntos e desenvolver uma cultura organizacional nova e única que integre as multiculturas presentes no ambiente organizacional.
Os autores partem do principio que o ser humano é um ser social, produto e produtor de cultura. O que significa dizer que nós humanos gostamos de viver em “comunidade” em grupos e cada grupo, tem uma maneira diferente de viver, de executar tarefas, de enxergar o mundo, tem seu próprio código de conduta e comportamento, seus símbolos, que são partilhados pelo grupo. A cultura é o modo de viver de um povo, de um grupo, de uma organização, portanto, é preciso se levar em conta as particularidades, a diversidade cultural que existe seja de um povo pra outro, seja de uma organização para outra.
Outro ponto relevante abordado no artigo é o fato de que a cultura organizacional, a não pode ser considerada desvinculada da cultura dos indivíduos que a compõe, até pelo fato de que a cultura organizacional