Resenha
Foi constatado pela pesquisa, realisada através de um questionário, que as administrações das empresas agrárias, principalmente as empresas de pequeno porte, são desorganizadas e não adota um método de Gestão de Custos, fato que torna a produção longe da eficácia total. Pode se constatar também, que a pesquisa foi feita em uma cidade do interior de um estado que não tem muita influencia do ramo empresarial no Brasil, mesmo sendo um produtor agrícola e pecuarista, é visível que há falta de mão de obra especializada e meios tecnológicos para a aplicação de uma Gestão de Produção na localidade citada, até a empresa considerada de grande porte apontada na pesquisa não tem todos os recursos necessários para um desenvolvimento eficiente de Gestão de Custos, já que não conta com um profissional de nível superior para executar com mais precisão a função.
A análise é tão óbvia, que todos sabem que a Gestão de Custos é essencial para gerar dados para formar decisões precisas e auxiliar os gestores de qualquer ramo empresarial, seja agrícola ou não. É de tamanha simplicidade analisar empresas precárias que se quer tem acesso à internet, a meios informatizados e a uma organização administrativa básica, e colocar diante de uma proposta de Gestão de Custos, que tem por resultados reduções de custos e aumento da lucratividade.
Primeiramente tem que se aprimorar as técnicas de administração dos empresários da cidade, informatizar os sistemas administrativos como controle de