resenha
CASAGRANDE, E. F. Jr. Inovação tecnológica e sustentabilidade: possíveis ferramentas para uma necessária interface. Revista Educação & Tecnologia – Periódico Técnico Científico dos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia dos CEFETs-PR/MG/RJ. 2006. Disponível em: < http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/viewFile/1136/733>. Acesso em 04.09.2014.
RESENHA
É sabido que a Revolução Industrial e a Globalização impactaram diretamente na degradação do meio ambiente, seja através do consumo não consciente ou do abuso e desperdício de recursos naturais. A falta de reflexão sobre os valores e princípios da consciência ética no agir é suscitada pelo ideal liberal: na sociedade moderna o consumo é estimulado.
A questão levantada pelos autores dos artigos é sobre quais medidas poderiam ser tomadas para a reversão deste triste quadro de degradação ambiental, sem penalizar as sociedades modernas, que, em um futuro não muito distante, poderá ameaçar toda a vida no planeta.
Ambos os textos apresentam uma crítica ao Design: é necessário se desvincular das cobranças estético-culturais e condições técnico-econômicas da produção em massa e retornar aos preceitos iniciais de sua concepção, principalmente ao pensamento norteador do movimento da Bauhaus, que enfatizava a preocupação ética no desenvolvimento e implementação de produtos e sistemas.
No primeiro artigo, a estratégia de Eco-concepção é apresentada como uma nova abordagem, sustentável, que demanda do designer conhecimentos transversais e multidisciplinares. Estes conhecimentos serão o elo que dará início à cooperação com uma variada cadeia de autores, conscientes de que o produto final até chegar ao mercado consumidor precisa de uma grande