Resenha
Nome do discente¹ Nome do docente²
Boaventura de Sousa Santos nasceu em Portugal na cidade de Coimbra em 1940. É sociólogo, professor, poeta e doutor em sociologia do Direito. É Coordenador Científico do Observatório Permanente de Justiça Portuguesa. Seus trabalhos estão publicados internacionalmente e discorrem sobre o mundo globalizado, a Sociologia do Direito, a epistemologia, a democracia e os direitos humanos. No Brasil participou do Fórum Social Mundial em Porto Alegre. Procura aproximar a ciência do senso comum, tendo como alvo a amplitude do conhecimento.
A execução da resenha do discurso sobre as Ciências de Boaventura de Sousa Santos identifica a preocupação do autor pelos feitos científicos não realizados no final do Século XX, se comparado o atual período com as descobertas e avanços que a ciência teve nos séculos passados (do século XVI ao século XIX). Propõe a discussão de três temas: o paradigma dominante, a crise do paradigma dominante e o paradigma emergente. Evidência uma crise na evolução científica contemporânea e sugere um novo procedimento para a evolução da ciência.
A ciência enquanto paradigma dominante iniciada a partir do século XVI e evoluindo nos séculos seguintes, posicionou-se de forma irracional, cega e totalitária. Usou princípios epistemológicos com poucos espaços para variações e questionamentos de ordem social. Afirma que se a ciência evoluir no conhecimento profundo da natureza poderá controlá-la e possuí-la.
-------------------------------------------------
De forma abrangente e didática, questiona a relação do conhecimento científico aplicado ao dia a dia da sociedade,