resenha
Escrevendo sobre estratégia de Gerência e de Negócios.
Com mais de 140 artigos publicados e treze livros no seu nome.
Henry Mintzberg, que estudou um pequeno grupo de altos executivos. Ele concentrou-se nas atividades que os gerentes realizavam: o que eles faziam, com quem conversavam, como se comunicavam, quanto tempo trabalhavam sozinhos e assim por diante. Essa pesquisa deu-lhe a base para fazer a proposição de que as atividades dos gerentes classificam-se em dez papéis. Mintzberg definiu um papel como conjunto organizado de comportamentos que pertencem a uma função ou posição identificável e agrupou os dez papéis gerenciais em três famílias: papéis interpessoais, papéis de informação e papéis de decisão.
1. Símbolo: Você é fonte de inspiração e referência para a sua equipe. Para melhorar nesse quesito comece trabalhando a sua imagem, comportamento e reputação com a equipe. Cultive a sua humildade e empatia, e seja sempre um exemplo a ser seguido no trabalho.
2. Líder: A liderança, provavelmente, é o papel mais trabalhoso de ser desenvolvido. Um fator que pode lhe dar um bom diferencial é tentar desenvolver a sua capacidade de gestão de pessoas e, principalmente, a sua inteligência emocional.
3. Elemento de Ligação: Nesse papel é importante o desenvolvimento da sua capacidade de relacionamento e networking. Muitas vezes você será o responsável pelo intercâmbio de pessoas e informações para ambiente externo na organização e também pela comunicação entre os departamentos da empresa.
4. Coletor: O coletor deve estar constantemente preocupado em absorver informações internas e externas (do mercado), e ter a capacidade de transforma-las em desenvolvimento para a empresa. Para desenvolver essa característica é importante estar sempre atento às mudanças do mercado, aprender como obter e processar rapidamente informações, e se preparar para aguentar a sobrecarga de dados.
5. Disseminador: Como responsável por disseminar informações, você deve